Olá amigos do Rock’n’Roll! Está no ar mais um programa Rota Rock Clube trazendo grandes novidades do mundo do Rock pra você que curte nosso podcast. Confira os temas do programa de hoje:
CLUBE DO BILHÃO
Duas novas músicas estrearam o clube do bilhão, mas em categorias diferentes.
Sweet Child o’Mine, do Guns N’ Roses foi a primeira música dos anos 80 a completar 1 bilhão de visualizações no YouTube. Vale lembrar que a primeira música a bater 1 bilhão de visualizações dos anos 90 também foi do Guns, November Rain. Se formos considerar todas as músicas do século 20 a entrarem pro clube do bilhão no YouTube, temos November Rain (mais de 1 bilhão e 245 milhões), Bohemian Raphsody (quase 1 bilhão e 45 milhões) e Sweet Child o’Mine (mais de 1 bilhão e 1 milhão). A disputa pelo quarto lugar segue acirrada entre Zoombie, do Cranberries (mais de 963 milhões) e Smells Like Teen Spirit, do Nirvana (quase 970 milhões).
Outro recorde batido na casa dos bilhões foi no Spotify, onde tivemos a primeira música do século 20 a bater um bilhão de streams, que foi Bohemian Raphsody, do Queen. É difícil uma música lançada antes de 2014 chegar a esse número, segundo a Forbes, mas o lançamento do filme homônimo em 2018 ajudou a alavancar tanto streams como vendas.
NÃO PODE, TAOKEY?
O deputado de Minas Gerais pelo PSL, Charlles Evangelista, apresentou em setembro o Projeto de Lei 5194/2019 que criminaliza estilos musicais que, tradicionalmente trazem conteúdos “ofensivos”, como palavrões e xingamentos.
Abre aspas para a justificativa do projeto:
“Este Projeto de Lei se baseia no fato de haver um grande desrespeito a moral pública (…) Desse modo, a criminalização de estilos musicais nesse sentido seria uma forma de garantir a saúde mental das famílias e principalmente de crianças e adolescentes que ainda não tem o discernimento necessário para diferenciar o real do imaginário. (…) Diante da variedade musical existente, e que está ao alcance de todos, é que há uma necessidade de analisar bem que tipos de músicas estão sendo criadas e divulgadas”
Se aprovado, esse PL afeta músicas de diversos gêneros, como o funk, o rap e inclusive o rock, visto que no projeto está discriminada a proibição de conteúdos que estimulem uso de drogas, armas, pornografia, pedofilia estupro, ofensas à mulher ou ódio à polícia e ao Estado.
Outra coisa que é importante ressaltar é que, se aprovada, essa lei não proíbe músicas específicas de serem lançadas, mas, sim, proíbe gêneros como um todo.
RECUPERA OZZY
Nosso patrono Ozzy Osbourne adiou novamente sua turnê na Europa, após já ter adiado, em abril, as datas marcadas para esse ano.
Na primeira vez, o adiamento foi por causa de uma pneumonia, onde ele se retirou para fazer sua recuperação. Nesse período de recuperação ele acabou sofrendo uma queda em casa que agravou as lesões do acidente de quadriciclo sofrido em 2003.
Ozzy explicou em vídeo:
“Estou aqui para atualizar vocês sobre minhas condições. Como vocês provavelmente sabem, eu sofri uma queda onde machuquei as vértebras e tive que passar por uma cirurgia. Agora eu tenho mais parafusos no pescoço que no meu carro. Não estou morrendo, mas sim me recuperando – apenas vai levar um pouco mais de tempo do que levaria para a maioria das pessoas. Estou de saco cheio de ficar o dia inteiro na porra da cama. Mal posso esperar para levantar e seguir em frente. Mas vocês terão que ter um pouco de paciência, estou adiando a turnê europeia pois não estou pronto. Não estou me aposentando – ainda tenho muitos shows para fazer – mas quando retornar para a turnê norte-americana, quero estar 100% pronto para chutar bundas. E também tem um novo álbum vindo por aí”
Esses acontecimentos na vida de Ozzy geraram muito burburinho e rumores que foram veiculados em alguns veículos de comunicação e que deixaram Sharon Osbourne, esposa e empresária do cantor, irritada.
Entre os veículos está o jornal National Enquirer disse que Ozzy “morreria até o Natal de 2019”.
Em seu programa de TV, Sharon disse:
“Por que as pessoas dizem que isso é verdade? Quão frias e insensíveis são essas manchetes? Onde está a empatia dessas pessoas? (…) Fomos abertos a todos. Ele teve uma série terrível de azar com sua saúde, uma coisa após a outra. E a queda que ele sofreu foi terrível. Mas ele está melhorando. Dizer que ele está em um ‘crazy train’ para a morte é desrespeitoso. Ozzy não vai a lugar nenhum”
Também em seu programa na TV, Sharon confidenciou como Ozzy está triste por não estar na estrada: “Como ele é fofo… ele está bem. Estávamos assistindo algo no outro dia de uma banda que estava na estrada. Era um documentário, nem sei qual a banda, que os mostrava viajando no ônibus da turnê. E ele disse: ‘desligue isso, não posso ver isso’. Ele estava com lágrimas nos olhos e falou: ‘eu sinto muita falta da minha vida'”
A nova turnê europeia deve acontecer no início de 2021, segundo a Live Nation sueca.
FONTES:
Clube do Bilhão: Whiplash.Net, A Rádio Rock, Reverb e Portal Uai E+.
Não pode, Taokey?: Rolling Stones.
Recupera Ozzy: Whiplash.Net 1, 2 e 3.